26.10.09

Extensão da "Galo das 4"

A via "Galo das 4" do setor Mirante de Canto Grande já foi considerada por muitos escaladores como uma via não muito bonita pelos seus pequenos regletes em uma rocha que extremamente abrasiva. Muitos escaladores deixavam de entrar apenas pela má reputação.

Conheci a via quando um dia fui com uns amigos que estavam começando a escalar, como setor de baixo quase não tem muitas vias de baixa graduação resolvemos ficar no mirante. Naquele dia estava procurando algo um pouco mais dificil pra sentir o meu nivel de escaada. Como já havia encadenado a via "Disciplina e água de coco" eu decidi provar a Galo das 4. Não demorei muito para perceber que de tudo que se fala dela era pura bobagem e que se tratava de uma das vias mais impressionante do setor.

A via começa una seqüencia de regletes retos e abauloados exigindo muito equilíbrio e técnica. Depois de passar por 3 costuras a via tem um bom descanso em baixo de um teto. Em seguida começa uma seção de regletes em uma placa negativa onde é exigido força, explosão e principalmente técnica onde a único descanso só vem depois da cadena.

A via é cotada em 9a, mas entrando com o escalador João Cassol descobrimos que a via não acabava por ali, depois de bater a suposta ultima chapa ainda tem um lance muito técnico de pinças de mão aberta e bauloadas tornando-se o crux da via.

Neste ultimo sábado, Junto com João e Daniel Casas resolvemos entramos na via para tentar encadenar a extensão, entretanto não tivemos muito sucesso e a via continua lá sem a cadena. Não se sabe ao certo porque a via termina antes deste útimo movimento, entretanto pode ser mais uma via de 9b ou até 9c no setor. Fica a dica para quem gosta de tentar fazer a primeira ascensão.

19.10.09

ACEM Solidária

Pelo quarto ano seguido a Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo (ACEM) participa de forma solidária no dia da família realizado pela APAE de Florianópolis.

A ACEM, como nos anos anteriores, montou um muro de escalada para que todos aqueles que participaram do evento pudessem apreciar o esporte.

Parabéns aos escaladores Altair, Clarice, Marius (que cedeu o muro) e todos aqueles que participaram!