23.11.09

Encontrado São Luiz 6 em Alfredo Wagner!

Passado alguns dias sem escrever no blog, venho trazer mais uma bela notícia para a escalada Catarinense. Neste ultimo fim de semana foi descoberto mais um setor com grande potencial de escalada esportiva em arenito no município de Alfredo Wagner, aproximadamente 130 km da Capital.

Como se diz por aí "há males que vem para o bem". Depois de um um intenso feriado com muitos boulders com a visita de Daniel Casas e Thamara em Floripa, eu descobri logo na terça que minha lesão no dedo era pior que eu imaginava. Aquela famosa dor de quem machucou as polias do dedo atormentou por 15 dias fazendo com que meu bom ritmo de escalada fosse interrompido. Como não estava em condições de escalar comecei a buscar outras coisas pra fazer, abrir vias.

Lançando a idéia pro João, fomos domingo passada (15/11) abrir vias na Pedreira de Ratones. Abrimos 2 vias de 5 grau e grampeamos um top que haviamos aberto há um tempo atrás. Neste dia voltou aquela vontadinha de abrir vias e logo o João botou pilha pra ir buscar novas rochas em Alfredo Wagner. Passado uma semana de muito trabalho e o dedo ainda incomodando, sábado de manha partimos pra "Alfredão" mesmo com a meteorologia contra nós.

Neste dia de tentativas frustadas, passamos o dia procurando rocha de qualidade e no final da tarde tivemos que ir pro Le Glamour só pra tirar o urucubaca e escalar pelo menos uma viazinha.

A noite não foi nada agradável, aquele friozinho de serra e chuva até o domingo de manhã. Meio que desmotivado pelo tempo "azedo" deixamos o carro até onde era segura (onde não corria risco de atolar), colocamos a mochila nas costas e 40 minutos de caminhada até chegar na parte de cima de uma falésia. Uma chapeleta batida e lá se foi o João rapelar para o desconhecido em busca da rocha perfeita. Lá de baixo se ouvia alguns gritos e logo desci na seguencia.

Assim que cheguei no chão já não vi mais o João, apenas barulho de mato se movendo e uma parede de aproximadamente 20 metros com diversos tetos cheio de agarras. A alegria foi tanta que não tinnha nada para dizer. Logar inacreditável com um dos melhores arenitos que já ví em toda minha vida.

O setor 2 de Alfedo Wagner, como foi chamado, apresenta uma falésia de uns 100 metros de extensão ao qual se pode escalar. Falésia esta que por onde se olha é possível encontrar uma linha para abrir vias sem ter que tirar um mato da parede se quer. Neste dia abrimos duas vias de sexto grau e apenas tivemos que retirar dois blocos e nada mais.

Ainda é muito cedo para falar sobre o setor, mas com certeza vai ser um dos locais com maior concentração de vias em todo o estado tendo diversas linhas passando pelos inúmeros tetos, o que sugere abertura de vias de altíssimo grau.

Com relação as vias que abrimos, a primeira aberta foi a "Só alegria" 6?, 18 metros (mista) e a "Garota Mormaii" 6sup, 18 metros (6 chapas com a parada).

Agradeço muito aos meus amigos de roubado João Cassol, Israel "Leco)" Vinícios "Cotozinho"e Rafael "Miguelito" pela descoberta deste fantástico setor.

ps; desculpa não ter fotos, minha maquina pifou!