19.5.10

Escalada Internacional em Florianópolis

Este fim de semana Florianópolis prestigiou a presença de diversos escaladores que vieram de diversas localidades, inclusive amantes do esporte que vieram da América do Norte e do Velho continente.

No sábado os escaladores se reuniram na pedreira do Abraão, com um clima descontraido e muita troca de informação. Além disso, foi muito gratificante ver escaladores de outras regiões entrarem nas vias da pedreira em seus lances de técnica e resistência. Uma salva para o escalador Francês que entrou muito bem no melhor estilo para a tentativa de encadenar a via Cemitério de Gato. Neste mesmo dia, já com algumas agarras marcadas, o espanhol Pablo encadenou à vista.

No fim da manhã, de uma forma mais informal, ocorreu uma reunião sobre a questões da pedreira frente a lei de concessão do parque para o Bope. Pena que poucos escaladores da região estiveram presentes.

No fim da tarde ainda rolou o tradicional boulder na prainha, sobrando apenas os mais pilhados e aqueles que ainda tinha energia pra gastar. Contando com a presença do escalador Nando de Laguna (que apertou muito o dia inteiro e ainda deu uns pegas fortes nos boulder) e do espanhol Pablo.

No domingo os escaladores se reuniram nos boulders do Saquinho, com um dia de escalada até abrir os dedos (literalmente). Neste dia dois projetos cairam, saindo a cadena do boulder Paçoquinha (9?) e do boulder do mecânico (8b?). Este ultimo teve repetição logo em seguida.

Boulder do Mecânico.
















































Projeto.




































Boulder Paçoquinha.












































































13.5.10

Encontro de escalada na Pedreira do Abraão sábado 15/05

Caros Escaladores,

Conforme postagem anterior, no dia 24/05 ocorrerá na Câmara de Vereadores uma audiência pública para discutir o projeto de lei que pretende conceder a área de Pedreira para a Polícia Militar.

Apesar de nossa desarticulação em torno da ACEM é imprescindível que estejamos unidos para lutar pela manutenção Pedreira como área pública e dedicada a escalada, esporte e lazer.
Afinal, mais importante que a ACEM ou os escaladores é a ESCALADA.
Queremos continuar escalando sempre, enquanto tivermos força, e ainda poder no futuro ver as novas gerações escalando, repetindo vias clássicas como as da Pedreira e descobrindo novos desafios.

Portanto, convidamos a todos para escalar e para uma reunião para nos prepararmos para esta audiência pública.
Local: Pedreira
Quando: sábado de manhã (dia 15/05)

Evandro Cantú

Audiencia pública para o futuro uso da Pedreira do Abraão

No ano passado a pedreira ficou prestes a ser cedida para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), mas por conflitos entre os prefeitos de Florianópolis e São José ,queriam o batalhão em seus municípios, isso não ocorreu. Naquela ocasião a ACEM por meio de ações tentou realizar algumas medidas contra a proposta apresentada pela prefeitura de Florianópolis, entretanto por falta de recursos pessoais e financeiros nada foi feito para aproveitar o momento de discussão entre e realizar um projeto com o intuito de manter acesso livre ao parque.

Passado algum tempo a ACEM por meio de mobilizações tentou revitalizar o parque, como ações de coleta de lixo, capina e constates eventos semanais para a devida utilização. Iniciativa esta que teve um grande apoio por parte dos moradores da região.

Contudo, o projeto de concessão da área do parque para a policia militar continuou tramitando e uma audiência publica foi marcada para discutir o projeto de lei 13539 de 2009.

Essa é uma grande oportunidade para mostrar ao poder público que a área é imprópria para receber um batalhão policial, pois além de ser uma das poucas áreas da prática de esporte e lazer da região é estrategicamente péssima uma vez que encontra-se dentro de área residencial com apenas um, isso mesmo, um único acesso sendo completamente vulnerável. Um batalhão de tal propósito é inconcebível, trazendo transtornos para os moradores da região e diminuindo ainda mais as poucas (para não dizer nenhuma) áreas públicas de lazer que existe na região.

Seguem as informações da Audiência Publica:

CONVITE para Audiência Pública; Ofício 1179/2010-DL do Vereador João da Bega

Assunto: Ddiscutir o projeto de lei nº 13534 de 2009 que visa autorizar a concessão de Direito de Uso em favor do Estado de Santa Catarina – Polícia Militar de área pública municipal de 20.220,20m quadrados , localizada nos Bairros Abrão e Coqueiros.s.

Onde: Centro Legislativo Municipal de Florianópolis,
Endereço: Rua Anita Garibaldi nº 35, 1 º andar – Centro- Florianópolis

Quando: 24 de maio de 2010.

Horário: 14:00 horas.