22.3.10

Resultado do 1° Encontro de Escala de Rio dos Cedros

Este fim de semana foi marcado por muita diversão para os escaladores que puderam prestigiar o 1° Encontro de Escalada de Rio dos Cedros. O evento contou com a presença de escaladores e simpatizantes dos quatro cantos do Estado além da ilustre presença dos paranaenses Edemilson Padilha e Valdesir Machado.
O Encontro começou no sábado de manhã num ar descontraido, muita gente chegando e se ajeitando na bela área de camping disponível gratuitamente para os participantes. Em seguida o pessoal pode desfrutar de uma boa caminhada de 20 minutos até a base da via, por uma trilha muito bem preparada pelos organizadores e alguns voluntários que trabalharam durante a semana. Depois a escalada rolou durante o dia todo, tendo muitas cadenas e abertura de via . Mesmo com a chuva que caiu por cerca de meia hora no inicio da tarde não atrapalhou o ânimo da galera pois a rocha dificilmente molha.Ainda durante a tarde, aconteceu a oficina de manutenção de trilha com o Reginaldo que continuou dando um grande empenho na trilha. Muitos que subiram de manhã puderam perceber a diferença no fim da tarde, diferença essa que com certeza evitou acidentes no escorregadio solo argiloso molhado pela chuva.

Após um belo dia de escalada, muitos aproveitaram para desfrutar de um bom banho de rio com pequenas cachoeiras. Alguns preferiram um bom banho de lago e outros, os mais cômodos, aproveitaram para tomar um bom banho quente disponível no chale cedido pelos donos da Pousada Vale dos Ventos.À noite, rolou a apresentação do escalador Edemilson Padilha sobra a bela conquista da via "Place of happiness" na pedra riscada e em seguida mais descontração e diversão com violão e vinho.
No domingo o escaladores partiram cedo para a rocha aproveitar mais um belo dia. Depois, rolou uma magnífica costelada de chão organizada pelos donos da pousada. Alguns escaladores, já satisfeitos, preferiram curtir o dia com muito bate-papo e é claro, não podia faltar a slack line.Parabéns ao Daniel Fernandes (Garra Aventura), a equipe Salamandra e a Pousada Vale dos Ventos que deram o máximo para que o evento fosse um sucesso, e a todos os participantes.

A Escalada

O setor de Rio dos Cedros conta com cerca de 25 vias que variam de 15 a 70 metros numa mescla muito particular de granito, basalto e arenito. O inicio de algumas vias começam no granito, tendo em seguida uma larga faixa de basalto e a ultima faixa o arenito. A característica predominante da escalada são os diversos diedros que muitas vezes são extremamente técnicos, contendo fissuras de boa qualidade para entalamento de mãos e pés.
As vias em geral são bem protegidas, sendo na grande maioria mista com boas colocações de peças. Sem dúvida é um ótimo local para treinar escalada em móvel para aqueles pretendem escalar grandes vias na patagônia.

Por ter em todas as vias uma grande parte de basalato, é comum encontrar blocos soltos nas vias menos frequentadas ou as que foram abertas a pouco tempo. O uso do capacete é obrigatório, inclusive para que fica na base das vias. Uma boa dica, são as vias "Gosto Amargo", "Black Side" e "Bruxa Amarela".

2 comentários:

  1. Pow fera, realmente nao deu de ir, uma pena, pois estava sem parceiro pra pegar a estrada e lesionado, tomando antiflamatório devido uma força extra em um boulder! Fico mais essa semana de molho, espero semana que vem estar melhor...
    Deu pra perceber que o lugar é muito show, certamente estarei conhecendo...

    Forte abraço!
    Nando.

    ResponderExcluir
  2. Caraca, tres rochas num pico só! Lugar lindo, preciso conhecer...

    ResponderExcluir