22.7.09

Boulder e escalada na Pinheira e Guarda do Embaú.


"Segura Negão" arquivo de João Cassol.

A praia da Pinheira e a praia da Guarda do Embaú são muito famosas pelo grande potencial para a prática do surf. Desde pequeno conheci todos os lugares dessa região, muitas vezes atrás de ondas e boas condições para surfar ou (em dias flat) apenas locais para tomar banhos de mar longe da típica crowd que impregna o local durante a alta temporada.

Desde que comecei a escalar passei a conhecer a região com outros olhos, olhos de um escalador viciado em pedras que enxerga inúmeras possibilidades de escalada em qualquer bloco de pedra com mais de 2-3 metros. Descobrimos (ou já eram conhecidos?) inúmeros setores de escalada em blocos e até setores com vias de 15 metros já abertas de alta qualidade.

Os setores das vias, um localizado no costão da Guarda do Embaú e outro perto da praia do Maço, abrigam mais de 10-15 vias em móvel. Em todas as vias foram colocados grampos “P” nas paradas (ainda não conhecemos os responsáveis pelas vias), mas como em todos os costões, as proteções que não são inox acabam se deteriorando rapidamente. Não se acanhem! É possivel montar as paradas equalizando equipamentos móveis e posteriormente retirar-las por cima. Vale a pena conhecer as vias!

Os setores de boulder são maioria no local, onde os highballs são as atrações principais! A quantidade de boulder de alta qualiadade é tão grande que sempre que vamos lá repetimos muito poucos dos que já tinham sido abertos, gastanto energia apenas em velhos projetos ou novas ascenções. O legal do lugar que além de fazer boulder, voce estará seguramente fazendo cume! É interessante levar a maior quantidade de crashpad que você conseguir!

A parte das escaladas o lugar é muito bonito, com direito a uma mini prainha com barzinho e camping, os dias de descanso nunca são jogados fora!

Banho de mar, visual, escalada e surf? Alguem precisa de algo mais?

Por João Cassol

Fotos : Jonas Carceres

Nenhum comentário:

Postar um comentário