10.8.09

Novo setor de Escalada em Florianópolis


Florianópolis aos poucos vai ganhando um novo setor de escalada. Recentemente junto com João Cassol, Vinícius (Cotozinho), Francisco Brasil (Sem Noção) saímos num sábado de chuva para conhecer melhor a pedreira de Ratones, conhecida pelos moradores do bairro de pedreira do Joaquim.

Neste dia, debaixo de muita chuva, abrimos uma trilha até o centro da pedreira onde encontramos um grande banhado. Com muita dificuldades em atravessar começamos a contornar toda a base das paredes e começamos e ver diversas linhas que aparentemente poderia ser um local com grande potencial.

Passado alguns dias o João e o Sem Noção voltaram ao local e abriram duas vias, um 6 aberto de baixo e um projeto que pode estar cotado em decimo grau.

Neste ultimo sabado, eu, o João e o Camada voltamos à pedreira para abrir novas vias. Começamos a escalar o sexto e em seguida montamos um Top um pouco a esquerda onde conseguimos aproveitar para abrir mais duas vias. Depois de abertas, o João colocou outro Top um pouco mais a esquerda e assim saiu mais uma bela via cotada em 7b. Infelizmente a bloca quebrou e não tinhamos outra, assim somente foi grampeada duas vias.

No meio da tarde tivemos a presença do Altair e Clarice, que puderam conhecer o setor e provar algumas das vias já grampeadas.

O processo de abertura de vias nesta pedreira é um pouco lento, pois a parede está bastante suja com muito mato nos platôs e muitas vezes há diversos blocos soltos que facilmente são retirados sobrando rocha de ótima qualidade com linhas muito interessantes.

O local ainda esta se desenvolvendo, ainda há muitas linhas para se abrir e com certeza vai ser um belo local para a escalada. Acredita-se que este setor pode completar o leque de escalada de Florianópolis com muitas escaladas de quitno e sexto grau, já que estes graus são pouco encontrados por aqui.

As listas das Vias que ja foram abertas são:

Café com Leite, 5sup - Top Rope, 15m;
(primeira via do setor), 6 - 7 chapas, 15m;
Irish Coffe, 7a - 6 chapas, 15m;
Tapa na Moça, 7b? - Top Rope, 15m;
"Aresta", projeto (10?) - Chapas, 22m







































Altair provando 7a.




















Elton marcando os locais das chapas.




















João limpando a via.

Um comentário:

  1. Luiza16.9.10

    Bom dia,

    Na verdade, eu tenho uma duvida, se vocês puderem me ajudar, agradeço desde já:

    Sou acadêmica do curso de Educação Física da UFSC, e temos uma disciplina Esportes de Aventura, nesta disciplina eu e meu grupo temos um trabalho, o qual é proporcionar a pratica da atividade Escalada para as pessoas da turma, por tanto, gostaria de saber se vocês tem algum "pacote" (com desconto) ou informações mais concretas de alguma empresa em Florianópolis, que possa disponibilizar seus materias e uma vivência, para uma turma de aproximadamente 27 pessoas?

    Grata,


    Luiza (lulu_liz@msn.com)

    ResponderExcluir