16.9.09

Boulder na Praia do Santinho

Praia conhecida internacionalmente por receber grandes celebridades, o Santinho é também um ótimo local para a prática da escalada em boulder.

Caminhando no costão direito da praia, onde encotra-se o "controverso" resort Costão do Santinho, logo no começo já é possível observar alguns blocos para escalar. Caminhando um pouco mais, pela trilha concretada, logo abaixo dos monumentos encontra-se um setor com vários boulders de diferentes graus e distintas alturas.

Pouco se sabe sobre a escalada neste costão, mas o pouco que se sabe é o suficiente para saber que o local tem grande potencial para boulders de alta dificuldade.

A idéia de conhecer o costão surgiu do escalador Israel "Leco" que tempos atrás tinha comentado que passou por lá e viu vários blocos negativos. Neste ultimo fim de semana a chuva deu trégua no domingo à tarde, e eu que já estava no norte da ilha junto com os escaladores João e Andrea lancei a idéia de ir conhecer o setor. Convidamos mais alguns amigos que nos encontraram já no costão.

Apreciando a boa vista da trilha, pudemos observar que lá em baixo havia diversos blocos com grande potencial para boulder e uma parede de mais ou menos 10 metros que no momento até pensamos em abrir vias com corda. Descemos então com intenção de encontrar os blocos e antes mesmo de chegar nos locais avistados anteriormente, encontramos um setor de negativos de aproximadamente 4 metros de altura e uns 7 metros de comprimento. Lindos boulders foram escalados por ali.

Depois, seguindo a direção dos blocos já avistados, encontramos uma grande quantidade de possibilidades de boulders ao qual alguns com grande grau de exposição foram tentados. Alguns foram encadenados e outros viraram projeto, tendo as paredes que outrora pensamos em escalar com corda, foram abertas no mais belos estilo "highball" ao qual saíram três vias.

Neste fim de semana foram escalados 7 boulders e tentados mais três que viraram projeto, acredita-se que há muito mais para se conhecer neste costão até a praia do Moçambique, onde muitos boulders já foram abertos que serão descritos em outra hora.

Lista dos boulders escalados com sugestão dos graus:

1 - 5, travessia de 7m;
2 - 6, travessia de 5m;
3 - 6, 4m;
4 - 5sup, +-10m;
5 - 5sup, +-7m;
6 - 5, 6m;
7 - 8?, 6m;
8 - Projeto, 6m;
9 - Projeto, 6m;
10 - Projeto, 7m;

Quem puder dar mais informações sobre este local serão bem vindos.






6 comentários:

  1. Oi Elton,

    Já vi umas duas ou três vezes gente (de fora) escalando em top-rope nessa região do costão do Santinho. Eu mesmo já estive lá (há anos) com o Rodrigo Ferreira para dar uma olhada nas pedras por sugestão do Etzel. Não lembro agora se foi o Avelar ou o Iberê, mas acho que um deles comentou que tem até umas vias grampeadas um pouco mais além dos monumentos. Dá uma perguntada para eles. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elton!
    Divulguei este seu post no www.escaladacafe.com.br, espero que você não se importe. Queria aproveitar e te convidar para macar este pico em nosso Mapa de Escaladas (http://www.escaladacafe.com.br/mapa), assim fica registrado as informações do lugar para compartilhar com outros escaladores. Caso tenha um tempo, claro!
    Valeuzão e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Gostamos muito da sua matéria e a colocamos com fonte em nosso blog oficial.

    Parabéns pela matéria, esperamos que goste.

    Grande Abraço
    Equipe Costão
    contato:juli@costao.com.br

    www.meadiciona.com/costaoresort

    ResponderExcluir
  4. Dae fera,
    powww irado o setor heim....
    aqui em Laguna temos varios setores desse tipo tbm, e com boas vias tbm...espero logo fazer uma escalada por ai, e faço novamente o convite a vcs, convida o leco ai e vem fazer uma trip por aqui!

    Abraçao!
    Nando/Grillo

    ResponderExcluir
  5. E ai fiii beleza,
    Elton, se voce andar uns 500mts desde o inicio da trilha do costão, tem duas ou tres vias já grampeadas e uns dois top, em uma parte onde existe uma laje de pedra, a referencia é: quando estiver em uma parte da trilha (500mts)onde tem uma passagem apertada para caminhar, voce notara na pedra da esquerda que normalmente a gente se apoia para descer este pedaço da trilha, dois grampos "P" para fazer uma tiroleza. A partir daí, é só procurar uma entrada para descer de uns 20mts, e retornar pelo costão de pedra. A via começa em um pequeno negativo. Existe várias linhas para se abrir via e vários boulders. No meu orkut tem algumas fotos desta via.
    Um abraço
    Edu (Londrina)

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Elton!!

    cara estive visitando meu irmão que mora no costão do santinho e ele me levou no morro que fica proximo (coordenadas google earth Latitude: 27°26'37.22"S e Longitude: 48°21'57.11"O), chegando no topo avistei uma parada dupla e mais um grampo logo acima.
    Busquei informações com o pessoas local e no site da acem mas não encontrei croqui desta via.
    Gostaria de saber se vc tem conhecimento e croqui desta via.

    Desde já agradeço a ajuda.

    Edmilson Espindola
    edmilson@alpinosv.com.br

    ResponderExcluir