8.9.09

Escalada em Canto Grande

Depois de uma semana de viagem a trabalho e um feriado de abrir os dedos venho postar aqui no Blog.

De longe vinha acompanhando o tempo pra saber como seria o feriado e tudo indicava tempo bom. Foi então que junto com João e Cotozinho decidimos ir para Canto Grande e encontrar com o escalador Daniel.

Para quem não conhece o local, Canto Grande sem dúvidas é um dos locais mais bonito do estado e com dois setores de escalada de tirar o folego, ou melhor, de tirar a pele. Conhecido por ser uma escalada em cristais, apresenta diversas paredes levamente negativa e muitos regletes tornando ao mesmo tempo uma escalada tecnica, de resistencias e de muita pressão. Sem dúvida é um dos locais mais difíceis de escalar do estado, não só pelo estilo de escalada mas também por não permitir que se faça mais de 4 pegas numa mesma via em um único dia.

Neste feriado decidimos entrar na via "Café com swing" que estava cotada em 10a (até onde se sabe só há uma cadena da via). No meio do crux havia um reglete de 1/4 de falange que foi chingado algumas vezes por nós. E não é que o maldito cujo, não por menos, quebrou na minha mão. Vale a máxima "Nada é tão ruim que não possa piorar", fiquei por algumas horas lamentando pela falta do reglete.

Depois de algumas tentativas o movimento saiu mas com uma dificuldade maior podendo até subir uma letra da graduação.

Com os dedos já reclamando, eu fui gastar minhas ultimas "fatias" de pele em um projeto chamado "Severina". Os movimentos sairam com mais facilidade que a via anterior mas infelizmente já não havia mais pele nos dedos para tentar a cadena, sem contar a chuva que veio no fim da tarde. Pela pequena experiencia na via já deu pra notar que se tratata de um nono grau.

No outro dia os dedos ainda não estavam recuperados e a saida foi escalar via mais tranquilas e que não tenha tantos regletes. Então a saida foi escalar as fissuras (sim canto grande conta com algumas vias em fissura), uma das escolhidas foi a via "Que se Fenda" cotada em 9c de fenda (essa não é tão tranquila assim). Embora um pouco duvidoso sobre tal grau (9c de fissura é 5.13b no grau estadosunidense que vemos escaladores especialistas como Tommy Caldwell passar mal) a via realmente muito dificil, e pelo que vimos, a via tambem tem reglete e os pés são ruins. Final da história, sem cadena, sem pele e muito feliz por um feriado de abrir os dedos de tanto escalar.

Embora o relato "modesto" acima, canto grande conta com mais de 40 vias com graus de 4 a 10 grau podendo escalar o ano todo. Para aqueles que gostam de praia mais deserta e não quer abrir mão de uma ótima escalada o local sem dúvida é uma boa pedida.


2 comentários:

  1. Anônimo21.9.09

    e ai blz, parabéns pelo blog, cara somos do paraná e estamos indo pro litoral de SC esse fds, vamos aproveitar pra dar uma escalada por ai se vc puder passar uns betas e/ou croquis ai da região , tipo floripa e região de bombinhas aonde tenham umas vias legais na faixa dos oitavos, já é uma baita ajuda.
    abraço!
    Alan Lucatto(alanh20@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20.1.10

    podia ter menos erros de português e de concordância

    ResponderExcluir