24.8.09

Resultado do encontro na Pedreira

Neste ultimo sábado muita gente compareceu ao encontro da pedreira, onde aconteceu a reunião da Femesc pela manha e em seguida muita escalada e "sangue no olho".

Pelo menos 80 pessoas passaram pelo local, sendo escaladores ou não. O dia estava perfeito, fazendo aquele friozinho gostoso e o sol aparecendo para esquentar. Muita gente do estado estava presente, com destaque ao pessoal de Tubarão e Laguna que subiu em peso. Também estiveram presentes escaladores de Joinvlle, Balneário Camboriú, Campo Alegre, Paraná além de muita gente da região.

O dia foi muito agradável para a escalada e para conhecer novos amigos e rever alguns de longas datas. Já para quem estava escalando pode "aproveitar" um pouco a adrenalina que o pedreira proporciona com seus movimentos de equilíbrio com muitos regletes (não podendo faltar as proteções abaixo do pé). O que não faltou foi força de vontade e muitas quedas.

Revivendo um pouco o que um dia se pode fazer, o pessoal escalou até quando chegou a noite podendo sentir a falta que aqueles holofortes fazem.

Mas é isso aí, com muita luta e força de vontade a pedreira vai ser com antes e porque não ainda melhor. Este encontro deu pra perceber que a comunidade escaladora e os morados estão dispostos a lutar e fazer algo pelo parque e para toda comunidade.

Deixo um grande abraço a todos e parabéns para os que estiveram presente neste evento.

20.8.09

Encontro na Pedreira Sábado 22/08

Embora ótimas noticias de que o parque continuará com livre acesso (pelo menos por enquanto), nesta sábado (22/08) terá o encontro da comunidade escaladora de boa parte do estado para discutir o futuro da Pedreira. Também esta previsto acontecer a reunião da Federação Catarinense de Escalada e Montanhismo (FEMESC) pela tarde.

Segundo as previsões meteorológicas, o tempo tende a melhorar tornando o fim de semana agradável na região de Florianópolis o que dará condições para escalar e rever amigos além de conhecer novas pessoas. Pelo que andam falando por aí, parece que tem uma van vindo do litoral sul.

Que sejam bem vidos a todos!

Data e Local:
Dia 22 de agosto de 2009, com início previsto para as 09h30min.
Na sede da ACEM, Rua Mário Cândido da Silva - Parque Aventura Maria
Inês Tournier Rodrigues - Bairro Abraão - Florianópolis - SC - 88085-475.

19.8.09

Pedreira no programa Patrola na RBS TV

Neste ultimo sábado o programa Patrola com a apresentadora Tatá apresentou como anda o estado da pedreira do Abraão. É importante lembrar que o programa foi gravado antes das afirmação do governador de desistir da ideia do Bope controlar o Parque.
Embora vitória da comunidade escaladora e da população local em relação a entrada controlada do parque, muita coisa ainda deve ser feito para que o parque sejá o ideal para todos, tais como a reforma da sede da ACEM, reforma no portão de entrada, iluminação e principalmente segurança.

Segue o link do programa na integra.


http://mediacenter. clicrbs.com. br/templates/ player.aspx? uf=1&contentID= 72429&channel= 47

12.8.09

Informes da ACEM

"Prezados Associados e Simpatizantes da ACEM e da ESCALADA

Convidamos a todos para uma REUNIÃO e PROJEÇÃO DE SLIDES:
Data: Domingo, 16 de agosto;
Horário: 18 as 21 horas
Local: Sala de projeção do Instituto Federal de Santa Catarina, Av. Mauro Ramos, Florianópolis.

Pontos a serem discutidos:
- Últimas notícias sobre a Pedreira e definições ações da ACEM para manter a PEDREIRA DO ABRAÃO como Parque Público;
- Preparação do evento na Pedreira no dia 22 de agosto junto com a FEMESC e demais associações de escalada;
- Apresentação da documentação da ACEM e solicitação de utilizade pública;
- Participação da ACEM em atividade da APAE;
- Situação financeira dos Associados e da ACEM.

Contamos com a participação de todos na divulgação deste evento neste momento importante para a ACEM, a qual necessita, mais do que nunca, do envolvimento dos escaladores e simparizantes da escalada."

EC.


ACEM - Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo
E-Mail: info@acem.org.br
WEB: http://www.acem.org.br

11.8.09

Estudo da USP liga medo de altura ao desequilíbrio

Você é daqueles que morre de medo de altura e isso te faz escalar menos? Seus problemas podem acabar. É o que segere um estudo feito na USP. Sengundo o estudo, pessoas que tem uma postura ruim tende a ter mais medo de altura.

Fazendo um grosso comparativo com a escalada, podemos perceber que o nosso medo vai aumentando no decorrer da escalada quando aquele pézinho esta escorregando ou aquela agarra que vimos de baixo é menor que imaginávamos. Esta "postura" ruim na parede aumenta o medo e consequentemente diminui a escalada, aquele sexto começa parecer um sétimo e conforme a postura vai piorando a sexto pode virar até decimo.

Para resolver os problema, nada melhor que manter a calma e procuram um pé melhor, uma agarra maior e principalmente uma postura mais adequada ao movimento.

Para aqueles que naturalmente tem medo de altura, talvez um tratamento da postura pode melhorar. Para os que naturalmente não o tem e começa a "desenvolver" no meio de uma via, só a experiencia e o tempo de escalada pode ajudar.

Segue a materia publicada hoje na http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u608047.shtml .

"A fobia de altura pode não ter só fundo emocional: um novo estudo sugere que as pessoas com esse medo, chamado acrofobia, também têm alterações no equilíbrio postural.

A pesquisa, feita na USP (Universidade de São Paulo), acompanhou 70 professores, alunos e funcionários da instituição: 31 deles tinham acrofobia. Como a oscilação é difícil de ser percebida, foi medida em uma posturografia, exame em uma plataforma móvel que segue o balanço das pessoas.

O corpo humano oscila naturalmente -a oscilação só é prejudicial quando é maior e gera desequilíbrio. Enquanto o centro de massa das pessoas sem acrofobia oscilou, em média, dois centímetros quadrados, a oscilação foi de cinco centímetros quadrados no grupo com o medo. "O acrofóbico tem a impressão de que vai cair, o que gera muita ansiedade", diz a fisioterapeuta Catarina Boffino, autora do estudo.

Atualmente, a acrofobia é classificada dentro dos transtornos de ansiedade. Mas um estudo anterior já havia notado que, diferentemente do que acontece com outras fobias do mesmo tipo, o medo de altura raramente está relacionado a um evento traumático. "A maior parte dos acrofóbicos nunca caiu do telhado ou da escada, por exemplo. Não é por isso que eles têm medo."

São usadas três informações para manter o equilíbrio: a visão, um sistema que envolve o tato e a propriocepção (sensação do próprio corpo) e o sistema vestibular. No teste, cada elemento foi isolado, e notou-se que o problema dos acrofóbicos era no sistema vestibular. Não se sabe a causa.

Segundo Boffino, o acrofóbico não nota o problema no sistema vestibular porque o compensa com outros elementos, como a visão. Numa situação de altura, porém, fica mais difícil fazer essa compensação ocular.

Para a fisioterapeuta, a pesquisa mostra a necessidade de aliar a psicoterapia a exercícios de reabilitação vestibular, que diminuem a oscilação postural. "Tratar apenas o lado emocional não gera melhora física."

Pouca gente procura o médico por ter acrofobia. "Muitas pessoas tratam como algo corriqueiro, mas pode interferir muito na qualidade de vida." "

10.8.09

Novo setor de Escalada em Florianópolis


Florianópolis aos poucos vai ganhando um novo setor de escalada. Recentemente junto com João Cassol, Vinícius (Cotozinho), Francisco Brasil (Sem Noção) saímos num sábado de chuva para conhecer melhor a pedreira de Ratones, conhecida pelos moradores do bairro de pedreira do Joaquim.

Neste dia, debaixo de muita chuva, abrimos uma trilha até o centro da pedreira onde encontramos um grande banhado. Com muita dificuldades em atravessar começamos a contornar toda a base das paredes e começamos e ver diversas linhas que aparentemente poderia ser um local com grande potencial.

Passado alguns dias o João e o Sem Noção voltaram ao local e abriram duas vias, um 6 aberto de baixo e um projeto que pode estar cotado em decimo grau.

Neste ultimo sabado, eu, o João e o Camada voltamos à pedreira para abrir novas vias. Começamos a escalar o sexto e em seguida montamos um Top um pouco a esquerda onde conseguimos aproveitar para abrir mais duas vias. Depois de abertas, o João colocou outro Top um pouco mais a esquerda e assim saiu mais uma bela via cotada em 7b. Infelizmente a bloca quebrou e não tinhamos outra, assim somente foi grampeada duas vias.

No meio da tarde tivemos a presença do Altair e Clarice, que puderam conhecer o setor e provar algumas das vias já grampeadas.

O processo de abertura de vias nesta pedreira é um pouco lento, pois a parede está bastante suja com muito mato nos platôs e muitas vezes há diversos blocos soltos que facilmente são retirados sobrando rocha de ótima qualidade com linhas muito interessantes.

O local ainda esta se desenvolvendo, ainda há muitas linhas para se abrir e com certeza vai ser um belo local para a escalada. Acredita-se que este setor pode completar o leque de escalada de Florianópolis com muitas escaladas de quitno e sexto grau, já que estes graus são pouco encontrados por aqui.

As listas das Vias que ja foram abertas são:

Café com Leite, 5sup - Top Rope, 15m;
(primeira via do setor), 6 - 7 chapas, 15m;
Irish Coffe, 7a - 6 chapas, 15m;
Tapa na Moça, 7b? - Top Rope, 15m;
"Aresta", projeto (10?) - Chapas, 22m







































Altair provando 7a.




















Elton marcando os locais das chapas.




















João limpando a via.

8.8.09

A Pedreira é nossa!

Boas Noticias para os escaladores de Florianópolis e região. Segundo coluna de Roberto Azevedo do jornal diário catarinense o Bope não irá se instalar na Pedreira do abraão.

"Temos que soltar foguete" mas ainda falta muito para que a pedreira seja aquilo que almejamos. Reformas na sede da Acem, segurança e conserto de toda a instalação eletrica (iluminação para escalar a noite) ainda precisam ser providenciados.

Segue abaixo a nota de Roberto Azevedo.


"Bope divide irmãos

O governador Luiz Henrique visitou o prefeito Djalma Berger (PSB) e bateu o martelo, no final da tarde de ontem: a sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), atualmente instalado no Distrito de Barreiros, não vai ser transferido para Florianópolis. Se montanhistas de várias associações, que vão fazer um protesto pela manutenção do acesso livre ao Parque Aventura, no Bairro Abraão, em Florianópolis, devem jogar foguetes com o anúncio, de cara virada ficará a administração do irmão de Djalma, pois Dário Berger deu o sinal verde para que o Bope ocupasse a área.

O caso pode estabelecer uma rusga familiar. Os pedidos para que o Bope viesse para a Capital teriam sido feitos por segmentos da própria PM. Agora, foram fulminados por Luiz Henrique.

A visita do governador a Djalma foi protocolar, no gabinete do prefeito. A primeira desde que o ex-deputado federal tomou posse. Em uma dessas coincidências, foi a 40ª visita do governador ao município. Djalma não perdeu a oportunidade de lembrar que 40 é o número do PSB, partido que preside no Estado."

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2610527.xml&template=3916.dwt&edition=12881&section=134

6.8.09

SOS Pedreira


O que já foi considerado uma das melhores estrutura de escalada em rocha do país esta prestes a se tornar um "quartel". É que a prefeitura de Florianópolis decidiu conceder toda a área do Parque Aventura Maria Inês Tournier Rodrigues para o Batalhão de Operações Policiais Especiais.

O parque municipal, que foi Inaugurado em 2004 pela então prefeita Angela Amin, ficou abandonado depois que assumiu o Prefeito Dário Berguer no qual em seu primeiro mandato retirou os vigias e deixou com que a estrutura física ficasse a mercê do vandalismo. Além disso, serviços de manutenção também não foram realizados fazendo com que o mato tomasse conta de tudo, principalmente da area reservada para a pratica da escalada.

Com o tempo o vandalismo foi tomando conta, primeiro foi a retirada das fiações, depois a depredação da sede da ACEM seguido da destruição de todos os postes de iluminação. Além disso, segundo moradores da região, o parque era porta de entrada de criminosos que praticavam furtos na residencias do bairro e por isso os proprios moradores trancaram os portões como tentativa de impedir mais furtos.

O tempo foi passando, alguns projetos de ong´s foram apresentados para utilização do parque e nada aconteceu. A unica coisa que não mudava eram os escaladores que com muita coragem e força de vontade contuavam frequentado o parque e em algumas ocasiões se deparando com criminos perdendo seus pertences.

O parque é uma área municipal pública que a prefeitura esta concedenco ao estado, que segundo o Bope o acesso será controlado de acordo que seus proprios criterios, ou seja, o Bope vai quem vai permitir quem entra e quem sai a hora que bem entender.
Para que isso não aconteça, a ACEM junto a associação dos moradores do bairro e os cidadãos Florianapolitanos, estão fazendo um abaixo assinado e pedindo para a prefeitura realizar uma audiencia pública.

Segue o Convite para o encontro na pedreira dia 22 de agosto.

"Prezados Escaladores e simpatizantes,

A ACEM (Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo), junto com a
FEMESC (Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catariana) e suas
filiadas, com o apoio da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo
e Escalada) convida a todos para um encontro pela manutenção do acesso
livre ao Parque Aventura, sábado dia 22/08/2009 as 09h30min.

A comunidade se manifesta para exigir da Prefeitura Municipal de
Florianópolis, a manutenção do Parque Aventuras Maria Inês Tournier
Rodrigues como área pública, um patrimônio que a população da Cidade e
principalmente do Continente não pode utilizar, porque a Prefeitura
nunca colocou a segurança necessária, deixando o Parque em situação de
risco e total abandono, sendo totalmente depredado. O Centro de
Treinamento do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia
Militar de Santa Catarina é bem vindo desde que a área construída do
Parque, seja mantida com acesso irrestrito para o uso público e que a
participação do BOPE venha a somar para o bem estar da população do
Continente."



Data e Local:
Dia 22 de agosto de 2009, com início previsto para as 09h30min.
Na sede da ACEM, Rua Mário Cândido da Silva - Parque Aventura Maria
Inês Tournier Rodrigues - Bairro Abraão - Florianópolis - SC -
88085-475.

Atenciosamente,


Altair José da Silva
Coordenador do Conselho Executivo da ACEM
Fone: 48 32414560/96254560
Email: info@acem.org.br

4.8.09

Bibliografia de Escalada

Olá pessoal!
Fiquei alguns dias sem postar nada e muito ocupado. Finalizando projetos, trabalho, trabalho e muita chuva...
Um pouco mais tranquilo, começo a navegar na internet e encontro no blog de Escalada ótimas dicas de livros para quem esta começando a escalar e para quem quer relebrar algumas coisa.
A postagem dá dicas de livros como o clássico "Com unhas e dentes" e "Freedom of the hill", além disso o blog da dicas de publicações mais recentes.
Vale conferir!

http://blogdescalada.blogspot.com/2009/08/nao-pode-faltar-todo-escalador.html