14.7.09

Boulder nos Ingleses

Depois de um looooongo sábado chuvoso, acordo domingo as 8 horas da manha e aquele frio que não da vontade de sair da cama. Penso duas vezes antes de levantar por duas grande rasões, estava frio e já esperava aquele dia cinzento naquele chove e não molha.

Com muito esforço saio da cama abro a cortina e vejo a janela toda embaçada, por trás um vulto azul no céu. Abro a janela e vejo o chão seco, Uhu! O animo já muda, o frio nem é tanto assim e não sei mais o que é sono. Saio do meu quarto e já vou direto na porta do Camada:

-ACORDA AE PREYBOY!
- Ta louco? O que foi?
- Sol iiiirado!
Peguei o telefone e liguei pro Gabriel (Poney) e ele me pergunta para onde vamos, eu só digo pra ele acordar e tomar café que depois eu pensava nisso. No meio do café fico em dúvida para onde ir, a vontade grande é de ir pro Saquinho mas não tinha carro, a saida foi ir para os Ingleses pois tem ônibus direto e fazia tempo que não ia para lá.

Pegamos o latão e todo mundo olhando os "Bob esponja" encomodando no onibus. Chegamos na praia e caminhamos pro costão esquerdo onde já vou mostrando os boulders para a rapazeada até que paramos no boulder macaquinho, V0 bem legal para aquecer. Em seguida fomos para o boulder Cachuerinha, V1 ao qual o Camada mandou a vista e o Poney encadenou no segundo pega. No mesmo local eu entro no Cascata, V5 de travessia por baixo de um teto que é dominando no final contabilizando 12 movimentos.

Caminhamos um pouco adiante até o setor descoberto por Adriano Bueno. Este setor contem diversos boulders de grau mais baixo porém a maioria deles é bem exposto e muitas vezes nem há possibilidade de utilizar Crash Pad. Escalmos um boulder e logo voltamos um pouco para o setor da fissura no teto.

Alí encontra-se 6 boulders incríveis, tendo dois V3, um V4, um V7 conhecido como Boulder do Guile, um V5 conhecido como fissura do teto (ao qual dá o "nome" do setor, tendo um movimento que obrigatóriamente deve-se entalar a mão no teto quase que em "montê") e um projeto que pode estar cotato em V10 tentado pela primeira vez por Tiago Balen. Alguns metros mais a frente há um boulder de teto onde se entala mãos e pés, o que se sabe desta linha que apenas o escalador Marius Bagnati encadenou.

Demos uns pegas no projeto do Balen porém pouco se evoluiu e logo desistemos. Então fomos para os V3 ao qual tivemos uma pouco mais de sucesso. Ainda sim, um pouco cansada consegui repetir o Boulder do Guile. O dia foi acabando com os braços cansados e alguns arranhões nos braços.

A praia dos Ingleses apresenta uma variedade de boulder de diferentes graus e de fácil acesso, tendo como grande destaque os boulders de teto, alguns tetos de "agarrão" ideal para quem esta começando a escalar e quer sentir o prazer de pendurar num teto sem se preocupar com a queda por ser bem protejidos. Contudo há alguns boulders que são necessãrio a presença de mais de uma pessoa na segurança e dois crash pads.

Valeu Camada e Poney pela amizade e parceria





























Cascata, V5
















































Boulder do Guile, V7

6 comentários:

  1. Anônimo15.7.09

    Diazinho iraaado hein!!
    Muito legal o costão dos ingleses! Boulder pra todos os níveis e gostos!
    E a produção no blog bombando hein, postando todo dia!! Tá massa, parabéns!!
    e até com direito a foto aqui do café com leite... haha
    Valeu Elton! Sempre na parceria e incentivando a galera!!
    Abraço e muita escalada!!
    ponei

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16.7.09

    Fala Eltinho, beleza brother..

    Pô, muito massa teu blog, parabéns.. Apesar de ser recente já possui um ótimo conteúdo e boas fotos. Cheguei essa semana aí em Floripa, mas não estou escalando devido aquela contusão no dedo ainda, estou indo no ortopedista. Fiz uma caminhada ontem no costão do Santinho e conheci um pico irado para boulder, não sei se vc conhece, mas se não conhece, demoro, da o toque aí que podemos ir juntos lá. Mais uma vez parabéns pelo blog e quando precisar estamos aí.
    Abração
    Leco (Israel)
    israel.leco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Leco!
    Que bom que vc curtiu o blog,vlw msm!
    Quanto ao Santinho eu não conheço muito bem, na verdade eu só conheço o lado do Moçambique e nunca fui até o Santinho. Vamos marcar de ir lá sim, vamos manter contato.
    Melhoras ae pro seu dedo!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. E aí fiiii. parabéns pelo blog....estava faltando informações sobre floripa...
    Fico lembrando da gente fazendo aquelas camisetas da V15....faz tempo...quando vier aqui pro norte da ilha me convida pra escalar que eu conheço alguns picos...Forte abraço...
    Edu

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22.7.09

    Ola Elton, parabens mais uma vez pelo blog!
    Sou do GMT (Tubarao) e espero ir dar uma escaladinha por ai brow, e se quizer fazer uma visita aqui na regiao fica tbm o convite, moro em laguna e temos varias vias e boulders...meu forte no momento ta sendo boulder, por falta de parceria nas vias to investindo mais em boulder, tenho aberto varios por aqui desde IV a VIIIA e tenho 3 projetos, um certo acima de IX e outros dois acima de VIII e muitas possibilidades a serem exploradas, so q como escalo a pouco tempo (10 meses) ta dificil malhar eles hehehe...mas ja estao la certo, e vc aqui com sua experiencia seria mto bom! se quizer pintar na baia é so vim, moro sozinho e a casa é grande, e o lugar é alucinante! Se quizer me adicionar no msn: nandohtb@hotmail.com e meu tel: 84063575 e 84567777.
    è isso ai Elton, forte abraço!
    Att
    Nando.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nando! Obrigado por ler o blog e participar. Agradeço mto o convite de ir pra laguna, faz um tempão que to querendo achar um tempinho e conhecer a região. Há um tempo atrás estive viajando bastante para Orleans a trabalho e sempre dizia que um dia ia tirar um tempo pra escalar mas infelizmente o projeto acabou e acabei não inda pro sul.
    Com certeza agora tendo um contato em Laguna não tenho mais desculpas.
    Abraços

    ResponderExcluir