10.7.09

Novo setor de boulder no saquinho

Para começara a falar efetivamente de escalada, vou começar descrevendo sobre o novo setor de boulder no sul da ilha, especificamente na praia do saquinho.

Estava eu vindo de uma seqüencia forte de escalada, tinha encadenado três projetos meus na pedreira do Abraão (agora só falta mais uma para limpar o setor, uhu!), havia encadenado alguns boulders difíceis como o "Boulder do Guile" nos ingleses, "Babe Cris" conhecido também como "boulder do Brian" no morro das pedras e mais alguns boulders novos na barra da lagoa. Sentia que meus corpo estava me pedindo (ou implorando) para começar a pegar mais leve, era dorzinha no cotovelo, nos dedos, joelhos e até nos dedos do pé. Era domingo, dia lindo de fim de outono, sem vento e aquele friozinho só pra dar um grip a mais na sapatilha, ou seja, dia de cadena!
Não tinha nenhum projeto em mente mas me lembrei de que o pessoal estava comentando bastante de um setor descoberto pelo Eleandro na praia do saquinho. Por que não, afinal sempre que se vai conhecer um setor novo tenta-se escalar o maior numero de boulder possivel, geralmente vias faceis. Era isso que estava procurando, coisas faceis e lugar novo. Peguei o telefone e liguei para o Rafael (miguelito), imediatamente a resposta foi:
- Vamos!
- Mas vc sabe onde é?
- Não! mas nós achamos!
- Então tá, to chegando na sua casa e dae vamos juntos.
Assim foi Miguelito, eu e a Angelinha. Ficou de nos encontrar lá o Israel com mais um pessoal de Caxias.

Chegamos na praia da Solidão e começamos a fazer a caminhada para a praia do Saquinho, uns 20 minutos incriveis. Inacreditável, 6 anos em Floripa e nunca tinha passado da praia da Solidão. Dia maravilhoso com um visual deslumbrante e o dia perfeito para escalar.

Já na praia do Saquinho começamos a andar pelo costão direito pelos diques, a rocha não dava nem sinal de boulder, apenas uma grande laje preta de pedra e nada maior que 2 metros de altura. Comecei a pensar " será que eu vim até aki e não vou achar estes boulder?", continuei a caminhar e de repente aparece por detras dos diques um varios blocos negativos. Uhuuuuuu!!!!

Lugar inacreditavel, uma variedade de boulder para todos os tipos e graus que vão além da imaginação. É tanto boulder que ao parar para descansar se descobre um novo, nem precisa andar muito, tudo muito perto.

Começamos a escalar os boulders mais evidentes e faceis, afinal era só pra conhecer o lugar. Após o segundo boulder aparece o Israel e sua namorada acompanhado de um casal de Caxias. Depois disso que a coisa começou a esquentar, pois o Isral já conhecia o lugar e começou a apresentar os boulders. O primeiro boulder indicado foi um possivel V4 (não se sabe os nomes), uma saida negativa sentada com as duas mãos em um reglete e depois um dinamico em um reglete abauloado. Em seguida a via sai numa diagonal para a esquerda até uma fissura na aresta. Coisa linda, boulder de cinema!

Este mesmo boulder tem uma variante que depois de chegar na aresta, segue numa fissura mais a esquerda. O lance é um pouco mais dificil.

Continuamos a escalar mais alguns boulders (uns 4) e depois resolvi tentar um boulder que estava malhando antes do pessoal chegar. Para mim um dos boulders mais bonitos do dia. Começa num negativo de 45 graus com uma agarra de canto na mão esquerda e com os braços abertos a mão direita vai em um reglete nojento na aresta, parecendo até lance de muro. O primeiro lance é um tapa em dinamico num reglete um pouco mais acima do mão direita, tem que parar nele e sobe com a mão esquerda numa outra agarra de canto, depois calcanhar direito na aresta e um dinamico num reglete laaaaaaaaa em cima. Não bastasse isso, o crux é dominar o boulder.
Fim do dia, os braços moidos e alguns dedos furados não dando mais chance de uma tentativa se quer. Acabei não mandando o boulder por uma agarra, abri a ponta de 3 dedos e uma dorzinha que mais tarde virou uma dorzona em um dos dedos da mão esquerda. Para quem deveria descansar um fim de semana e não desconsou, fica de castigo 3 semanas e um gostinho de quero voltar.

Para quem gosta de passar o dia fazendo boulder e caminhar pouco entre um e outro, este é o lugar ideal. Muitas linhas em negativo, uma rocha com uma testura muito boa e desgasta pouco a pele. Além disso, na grande maioria, o boulders são bem protejidos não necessitando mais de dois crash pads.

Um comentário:

  1. ainda vou ir para este setor para ver se é isto tudo mesmo... heheeheh

    ResponderExcluir